sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dia do Desafio com Teatro o PODER

Para o Dia do Desafio foi apresentado a peça teatral o “PODER”. Ela é composta por alunos do 4º à 8ª série. A peça é escrita e dirigida pela professora de Língua Portuguesa Rosani S.R. Ávila.
A importância da apresentação, para este dia, refere-se ao desafio do NÃO ao USO DE DROGAS, e SIM SEMPRE Á VIDA que é nosso BEM maior.
Tal atividade está ocorrendo em prol da Valorização da Vida, sendo esta a continuação do Projeto Quero quero já o “MUNDO”sem Drogas, parte IIAs cenas mostraram que atualmente crianças e adolescentes caminham sem direção. Sem rumo na vida. E que eles vão e vêm e até parece que estão “perdidos”. Também foi abordado a responsabilidade dos pais para com os seus filhos. Além disso, o fato de os jovens não aproveitarem as boas oportunidades que a vida lhes oferece também.
As drogas atrapalham o desenvolvimento do jovem na sociedade, pois os mesmos apresentam dificuldades de relacionamento social, ficam agitados, inquietos e muitas vezes se envolvem em problemas de roubo e brigas motivados e influenciados pelo efeito ou necessidade das drogas.

A luta contra o tráfico e o uso de substâncias que provocam a dependência não é apenas uma questão social e educacional. O uso das drogas é na maioria das vezes por curiosidade, onde grande número de jovens é levado pelo desejo de conhecer o entorpecente, saber o efeito que produz e que sensação desperta.

São várias as causas que levam o jovem do experimento à dependência das drogas, como ociosidade, misticismo, doenças mentais, dependência latrogênicas, desequilíbrios sócio-econômicos, amizades entre outros fatores.
As drogas fazem reféns, inúmeros adolescentes, jovens e adultos bem sucedidos ou não na vida, os quais se tornam alvo dos traficantes e do desprezo da sociedade.
A idéia da peça teatral é a recreação e educação, pois ambas oferecem alternativas sadias em substituição à sedução de coisas proibidas que os nossos adolescentes buscam muitas vezes por falta de oportunidades em suas vidas. Através de atividades como essa é possível promover a auto-estima dos alunos que deve ser valorizada no espaço educativo.

Uma peça teatral não significa ver no sentido comum, mas sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo; uma cuidadosa e deliberada visão que interpreta seu objeto.O drama tem sentido real e imaginário e o representado no palco muitas vezes é imaginado de outras formas pela platéia.Tal fenômeno possibilita muitas reflexões tanto aos atores quanto aos espectadores.
Parabéns aos alunos que participaram do Teatro e também as pessoas que colaboraram para execução do mesmo.
Galera vocês representaram muitíssimo bem seus papéis.
Obrigada pelo Desafio
Professora Rosani

Nenhum comentário:

Postar um comentário