quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Manhã contra as drogas

Dia 28 de setembro, terça-feira, a escola Nossa Senhora das Graças promoveu aos seus alunos uma manhã de atividades diferenciadas. Esta promoção é uma continuação das atividades programadas para o Projeto Quero Quero já o “Mundo” sem Drogas. Foram ministradas oficinas de dança de rua (Hip Hop) pelos alunos Maurício,João Correia e Tagyane S. Martins do C. E. Ivo Bühler (CIEP) de Montenegro.

Outra atividade proporcionada foi uma oficina de conversação e dinâmicas com a psicóloga Romilda Pereira. E uma palestra com o professor Samoel sobre o projeto aos alunos. Na ocasião, o professor passou informações referentes aos tipos de drogas (lícitas e ilícitas) e esclareceu também as dúvidas dos educandos quanto a esse problema que inferniza a sociedade. Também foram exibidos filmes de pessoas usuárias de drogas e suas degradações como pessoas, tanto físico quanto mental ao longo de suas vidas. Além disso, foi passado mensagem positivas para levantar a auto estima dos alunos quanto a ter uma vida saudável e feliz, mas sempre longe das drogas.

A idéia principal dos coordenadores do Projeto é a conscientização e a prevenção ao uso de drogas. E, que nossos alunos valorizem e ocupem o seu tempo pensando somente em coisas boas. O tempo todo. Pode-se dizer também que o resultado das oficinas foi muito bom, pois houve a participação e interação de ambos os envolvidos.

Ainda para os professores coordenadores do Projeto e demais professores ficam a certeza de que um dos principais objetivos da educação, hoje em dia, é desenvolver constantemente um bom trabalho de conscientização, porque é no presente que plantamos para que no futuro possamos colher os bons frutos, tudo isso regado de carinho, conscientização e prevenção. Neste caso, um mundo sem drogas e de PAZ.

Mais uma certeza que temos e também somos conscientes de que não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar uma pequena parcela dele: e esta parcela que chamamos de “EU”. Eu posso e eu vou fazer.

Para a culminância das atividades desenvolvidas foi feito uma integração envolvendo todos os alunos das diferentes escolas com o objetivo de valorizar tanto os ministrantes da oficina (de dança) quanto aos alunos “aprendizes” promovendo assim o protagonismo desses adolescentes. Também dando-lhes oportunidades de mostrarem o que sabem fazer para as outras pessoas. Já que este é um dos principais objetivos do Projeto, ou seja, numa atividade como essa é aliar a dança ao ritmo mobilizando as crianças quanto à busca da qualidade de vida visando à transformação de todos em prol da PAZ, porque num mundo sem drogas é possível enxergar, mesmo que a longo prazo a paz.
Texto escrito pela Profª Rosani.

Um comentário: