quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Solidariedade por Rosani R. Avila

De acordo com Gandhi “A humanidade somente acabará com a violência por meio da não-violência”. Levando em consideração a fala de Gandhi, é que nós, professores, da escola Nossa Senhora das Graças, buscamos trabalhar sempre em prol da paz e da união, também da formação cidadã dos nossos alunos.
Na semana que passou o professor Marcos convidou-me para realizamos uma atividade em conjunto com a turma da 5ª série. O Marcos na disciplina de Ensino Religioso e História, e eu, Rosani, em Língua portuguesa.
A turma assistiu ao filme “A ERA DO GELO 3” . E, o objetivo da exibição desse filme era fazer com que refletissem sobre os acontecimentos frente às cenas de solidariedade, amizade e o trabalho de equipe dos personagens. Tais aspectos puderam ser percebidos pelos educandos no decorrer do filme a partir das ações dos atuantes. Outro fato relevante, mostrado no filme, refere-se a questões ambientais. E, é sabido que o meio ambiente foi feito para nós vivermos e preservá-lo com muito amor e carinho, pois devemos tratá-lo muito bem, dando o máximo que pudermos da nossa vida por ele.
O homem tem que ter em mente que, por ambiente, entende-se não apenas o entorno físico, mas também os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos interrelacionados. Por isso, preservar o meio ambiente não significa apenas não jogar lixo no chão ou não poluir os rios, significa respeitar o direito dos outros e cumprir com nossos deveres. É muito importante sempre nos lembrar de que o nosso direito acaba quando começa o direito dos outros.
Além disso, a criação de textos pelos alunos representa uma motivação para o mesmo, além de desenvolver a escrita, a coordenação motora e estabelecer uma ligação entre disciplinas como Ensino Religioso, Português e História.
A relevância desse trabalho, oportunizado pelo professor Marcos e por mim, é ter o discernimento e a consciência de que nos dias de hoje o não conhecimento da leitura e da escrita (analfabetismo) é sinônimo de fracasso escolar e conseqüentemente do fracasso do indivíduo como ser social, uma vez que nos padrões da sociedade atual é somente através da escolaridade que a pessoa poderá vir a “ser alguém”, ou seja, ter acesso a cultura, dinheiro, poder e felicidade. Entretanto, sabe-se também que para a sociedade não basta que o indivíduo reconheça e reproduza os signos que formam a palavra, pois isoladas e fora de contexto não bastam. É necessário que a criança e o adolescente sejam capazes de compreender e interpretar textos, bem como, produzir seus próprios textos.
Para relembrar o filme:
Scrat continua tentando agarrar a noz fujona e nesse processo talvez encontre o verdadeiro amor; Manny e Ellie esperam o nascimento de seu mini-mamute; a preguiça Sid forma sua própria família adotiva seqüestrando alguns ovos de dinossauro; e Diego, o tigre dentes-de-sabre, se pergunta se não está ficando “mole” demais devido à convivência com seus amigos. Em uma missão para resgatar o azarado Sid, a turma se aventura em uma nova era, onde a fauna e a flora são diferentes. Neste local, dão de cara com dinossauros, lutam contra plantas carnívoras de fúria assassina – e conhecem uma incansável doninha de um olho só, caçadora de dinossauros, chamada Buck.
Como culminância da atividade proposta, os alunos deveriam entregar uma redação para que juntos avaliássemos suas reflexões. Os resultados foram satisfatórios, pois as crianças, além de terem tido uma tarefa diferenciada, puderam também expressar seus sentimentos frente às cenas bastante comoventes como a do filme acima referido.

Segue abaixo alguns trechos das reflexões dos alunos. E, em seguida um texto sobre o verdadeiro sentido da palavra SOLIDARIEDADE extraído do site
http://sarrabeca.blog.com.

“O filme quer dizer que nós devemos ajudar uns aos outros não importa que raça somos, não importa se somos pequenos ou grandes, fracos ou fortes. O que realmente importa é que se estivermos em grupo nada nos deterá, basta para isso sermos amigos”. (Raul)
“Este filme mostrou-me a importância de se ter amigos” (Eduardo)
“O trabalho em equipe prova que a solidariedade e a amizade são maiores do que a raiva e a força, porque juntando a solidariedade e a amizade a força é ainda MAIOR” ( William)
“No filme é mostrada muita solidariedade entre Cid, Mani, Diego e Ellem, também os dois gambás, pois um ajudava o outro, principalmente nas horas difíceis” (Tainá Leivas)
Solidariedade... É uma palavra diferente.
É uma palavra que incomoda um pouco...
Incomoda porque embora seja difícil de pronunciar, é o seu verdadeiro significado que “faz mexer”...
Fundamenta-se em valores que não conseguimos quantificar por maior que seja o número em euros (ou a falta deles).

Mas o que é a Solidariedade?
Lanço-vos o desfio de lerem esta mensagem até ao fim. Apenas isso.
Ser Solidário é acima de tudo, respeitar, incondicionalmente tudo o que nos rodeia...
Ser Solidário é sentir a necessidade ínfima de partilhar...
Ser Solidário é perceber que as diferenças só existem porque é mais fácil criar distâncias do que gerir dificuldades...
”Este filme me mostrou que os animais são muito solidários uns com os outros” (Gislaine)
Ser Solidário, é sentir que é possível mudar, o que está errado E que para isso basta acreditar...
Ser Solidário, é querer ir mais além, é ser mais alto interiormente, é ser maior de coração...
Ser Solidário, é perceber que a alegria de dar é indiscutivelmente superior à de receber...
Ser Solidário, é estender a mão, sem olhar à cor, ao sexo, ao estatuto social (ou à falta dele) e à conta bancária (desculpem-me a ironia)...
Parece-vos utópico tudo isto?
Um romancezeco-semi-sonho com final feliz?
Não é garanto-vos!
Apenas defendo, porque acredito que a interiorização de um sentimento desta índole, torna-nos efectivamente “pessoas melhores “...
E Solidariedade só quando é Natal?
Ou quando a Natureza “avisa” que ainda manda nisto tudo??
NÃO!!! NATAL É QUANDO UM HOMEM QUISER!!!
Sermos solidários, quando percebermos que é possível fazer alguma coisa, dizer NÃO, ao egoísmo em que todos vivemos, ao nosso fácil acomodamento, face à miséria, à solidão; à injustiça social e a tantas mas tantas coisas mais...
É mais fácil pensar que não é conosco se algo de profundamente errado e injusto se passa ao nosso lado:
- Sabia que há pessoas a passar fome?
- Sabia que há crianças com apenas poucos meses que vivem em carros abandonados?
- Sabia que há crianças que têm como companheiros de brincadeiras, nos seus “pseudo-quartos”, muitas baratas, e até cobras?
- Sabia que há famílias como a minha e como a sua a viver em currais de porcos e outras “habitações afins”?
- Sabia que se pode morrer de solidão?
Se não sabia, ficou ,a saber, que tudo isto é real e que se passa bem mais perto de si do que pensa… CONSEGUE, AINDA ASSIM, SENTIR-SE UMA PESSOA FELIZ???
Vivemos num mundo de quimeras adiadas, frustradas e cansadas...
Num mundo de mácula, atolado de “mentes vazias” perdidas no seu “ego”, na sua majestosa moradia, nos seus carros topo de gama...
Completamente mergulhados numa vida egocêntrica, que nos condena irreversivelmente à solidão. Acredita que podemos mudar isto?
Eu acredito, porque afinal a DISTÂNCIA É A DE UM PASSO
“O filme me passou a seguinte mensagem: a união é que faz a FORÇA (Erick)”
Eu também acredito, porque afinal a DISTÂNCIA É A DE UM PASSO. Por isso basta apenas dar um passo OU VOAR e fazer acontecer.
“Eu gostei muito do filme, pois agora eu compreendi o que é ter amizade” (Franciele)
Precisamos ser solidários com a NATUREZA também. Ela agradece dando-nos um belo espetáculo: a sua beleza........beleza...

Texto escrito e organizado por Rosani Schirlei Rosa de Avila

Nenhum comentário:

Postar um comentário